8/13/2006

OS GOITACÁS 6 - ANTROPOFAGIA

"Tragadores de carne humana, de cujos ossos fazem grandes montes em seus terreiros"... " e disto se jactam; e quanto maior for a ruma das ossadas dos que mataram e comeram, tanto maior fica sendo a nobreza de cada qual das casas. Estes são seus brasões de suas proezas."
Simão de Vasconcelos
"Não costuma esta gente pelejar no mato, mas em campo descoberto, nem são muito amigos de comer carne humana como o gentio atrás."
Gabriel Soares
Em 1945, primeira edição de O Homem e o Brejo, Alberto Ribeiro Lamego já afirmava:
"Ajuizar a cultura e o estágio evolutivo dos ameríndios pela antropofagia, é hoje inadmissível, porque o hábito era geral."...
  • "Não tem igualmente, atenuantes, a voracidade canibalesca dos índios norte-americanos."
  • "Se os não imitavam os ferozes Peles-Vermelhas da planície (...) é que ali tinham afortunadamente, uma dispensa inesgotável nos milhões de bisontes das savanas"
  • "Mais espantosa, porém, que tais ocorrências entre os índios selvagens, era a ferocidade ingênita entre os civilizados na região do México ao Peru."
  • "Os sacrifícios druídicos nas matas da Gália."
  • "Não devoramos os semelhantes, talvez, porque temos trigo e carne , até para queimar..."
  • "A antropofagia desapareceu com a crença da assimilação com o corpo do inimigo das suas próprias virtudes guerreiras. Mas sua permanência é tão arraigada no inconsciente, que até nobres religiões ainda a mantém, sublimando-a ritualmente no mais elevado dos sacramentos, que incorpora aos fiéis a carne e o sangue do mesmo Deus.

3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia,
gostaria de tirar um duvida, pois li em vários lugares que os índios aimorés praticavam a antropofagia, e não os goitacás.
poderia esclarescer um pouco sobre o assunto? Estou realizando um projeto para a escola sobre o assunto?
obrigada desde já

Neilsa disse...

Olá.. Amanda!Sou professor a de história há 8 anos e caçadora de informações sobre os goitacas ...grupo de indígenas pré-historicos da região entre rios Itabapoana e Paraíba do Sul. Moro...hoje na região dos entao nômades Goitacazes. Segindo.pesquisas de campo sobre esse grupo, as.o formações que tenho de seus descendentes é que realmente praticavam a antropofagia. Obtive um relato de uma tetraneta de goitacas que informou que após ser forçada por um colonizador...fat que se repetia comumente entre dominadores e dominados...a indígena ficou grávida dando Liz a gêmeos no que devorou vivo um dos filhos e só não co seguiu devorar o outro porque fora aprisionada em cordas.em tronco.de.uma árvore. O filho que.nao foi.devorado foi entregue a uma família de.brancose foi criado nela. Este vem a ser bisavô desta senhora com quem conversei. Muito me impressionou o relato. Mas já sabia diz o visto que visitei uma exposição temporária sobre indigenas brasileiros no Museu Nacional do Rio em 2008. La as informações de antropologos e pesquisadores trazia detalhes desse grupo sobre suas práticas antropofagicas. Sou pesquisas.do.grupo dos Goitacas e tenho aí da.mais.informacoes só.eles. Caso necessite...sera uma prazer contribuir.

Unknown disse...

Olá professora Nielsa, estou fazendo um trabalho acadêmico de conclusão de curso sobre os Índios Goitaca, será que a senhora pode nos fornecer materiais, informaçõe sobre este povo para nós auxiliar em nossas pesquisas?
Meu e-mail: alex.tw17@gmail.com