8/03/2006

NOVO MUNDO

"Sobre o mar, Portugal abre todas as velas"..."É o tombo do Globo que se faz pela vez primeira. Suas naus, prenhes de audácia, de cobiça e de aventura, ninam sobre o mar, em seus ventres rotundos, a supergestação de vários novos mundos"
Alberto Ribeiro Lamego, O Homem e o Brejo.


fotografia de Wank Carmo

"Achado e civilizado pelos portugueses, este imenso país foi por eles considerado, desde os primeiros anos, o mundo novo, onde o apostolado e o comércio dariam a Deus e à coroa pingues rendimentos." Pedro Calmon, História do Brasil, volume I.
  • pingue - lucrativo


5 comentários:

Anônimo disse...

Tenho a Historia do incio em 1567
sobre os goitacas e a india Ubiraci, caso interesse Imobru@ig.com.br
Valter Toledo

Anônimo disse...

Estou pesquisando sobre a origem da minha família em parte materna aqui no sudoeste de Minas e li ho site http://www.twister.com.br/historia.htm sobre a cidade de Arcos, que os cataguases são os goitacáses que migraram originalmente do Ceará. Vc possui alguma fonte neste aspecto que eu poderia consultar ou me esclarecer a esse respeito? Grata.

Urânia

profª Sandra Caetano disse...

Descupe tantos anos passados... uma longa história. Infeluzmento desconheço qualquer coisa sobre o assunto!
abraço atrasadíssii!

cristina disse...

O meu avo era descendente de goitacazes. ele nasceu na cidade de itabaporanga

Maria disse...

Você poderia compartilhar comigo. E-mail celbarretocosta@gmail.com. sou descendente de goitacá, me considero goitacá apesar de aculturada.