8/04/2006

OS GOITACÁS 1

pintura - Debret
Da família Puri, os Goitacás (Guaitacá, Guatahar,Ovaitagnasses,Ouetacá, Waitaka, Eutacá, Itacaz, Aitacaz ou Uetacaz) viviam nas planícies e restingas do Norte Fluminense, em áreas próximas ao Cabo de São Tomé, no território entre a Lagoa Feia e a boca do rio Paraíba, subdivididos em quatro grupos: Goitacá-Mopi, Goitacá-Jacoritó, Goitacá-Guassu e Goitacá-Mirim.
De acordo com sua etnologia, o nome goitacá vem da derivação de guaita-guaçú (nadadores grandes), já Bezerra de Menezes o apresenta como oriundo de "gua, aua ou aba"(homem, índio, gente) acrescido a "ytá"(nadar) e "quaa"(saber), "índios nadadores". Uma outra interpretação menos aceita, define-o como "corredor da mata". Temidos pelos colonizadores, foram descritos como "os mais terríveis índios do Brasil, verdadeiros tigres humanos".

Alberto Ribeiro Lamego, O Homem e o Brejo.
http://www.lagosnet.com.br/italia/macstoria2.htm

Um comentário:

Gabriela Bezerra Rodrigues disse...

Sandra,Boa noite.
Sou estudante de Pedagogia e Descendente de Goitacá,e estou a procura de textos e documento sobre minhas Raizes...gostaria de saber se vc teria outros arquivos ou sabe de fontes seguras onde poderei pesquisar.
desde já lhe agradeço pelos posts.
bjos.